Criação

 

    A Historia do NASA começou em 2001, com uma simples idéia de montar um time de futsal na rua, que ja tinha o "Cidade Verde". No inicio 5 integrantes(Kleyton, Diego, Ernanne, Josino e Danielson) fizeram parte do 1º elenco do Nasa. O nome, Idealizado pelo Kleyton, criador, jogador e capitão do time surgiu de uma simples brincadeira na propria calçada de casa. O material foi feito na Réplica, e no momento, a mais bela camisa do bairro Mocambinho com certeza, também tida como "a camisa dos 7 erros"! Ainda assim, todos queriam fazer parte da equipe, mas a "panela" estava formada. Dois integrantes não oficiais ajudavam o time nas partidas. O goleiro Manoel Renato, da parte de baixo da rua, hoje famoso guitarrista da banda "A Falange", também atleta hoje do Real Shakthar, e o irmão mais velho do jogador Danielson, o Daniel Filho. Outros atletas tiveram uma participação, como o João, o Pablo Rooosvelt, o Rogério e o Finha, mas o quinteto era titular absoluto. a equipe acumulou 16 jogos: 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, tendo como principal rival, a rua de baixo, com os "uniformes da CAPUCHE" e o time da "Escola Leão Dourado" hoje também com atletas destas duas equipes integrando o elenco como Finha, Marcelo, Kairon, Léo Peteca e Rodolfo. Equipes como o Onix e o Cidade Verde também faziam parte da rotina do NASA. . Dentre estes jogos, a rua da quadra 07/08 que tinha muitos atletas, montou o 1º time da rua, o antigo "Cidade Verde", que jogava com as equipes da dona Regina, mãe do Pablo Roosvelt e o resultado foi inevitável: 9x5 a favor do NASA. O time jogou até 2004, quando os atletas fundadores separaram-se.

    Em 2012 a idéia ressurge com uma formação ainda maior e com planos mais audaciosos para 2013. Com patrocinio forte e disposição dos atletas para enfrentar o futuro que os aguarda, a equipe reforçou-se com jogadores da propria prata da casa pertencentes ao extinto Cidade Verde. Eder e Adeilton são as principais modificações na equipe, que conta também com uma parceria com o TRAD - Time Recreativo dos Amigos do Diego - para ajudar a equipe com os confrontos diferentes na mesma data, no caso de ser futsal. Com isso, o NASA está pronto para 2013.

    As mudanças não ficaram somente no elenco forte montado para 2013, mas também o escudo(acima o original), o uniforme(que passou de vermelho para listrado em rubro-negro) e o patrocinio estampado na camisa(Prepara Cursos e Imobiliária Lider). A diretoria continua a mesma. Com todas essas mudanças esperamos um NASA mais forte para as temporadas seguintes em busca ainda de mais titulos. O NASA ganha também uma pagina na web em parceria com a webnode, com as cores em vermelho e preto, cores do nasa e uns tons de verde, que homenageiam também o extinto Cidade Verde.

 

Situação na hierarquia do futebol brasileiro

 

    O NASA é um time amador do bairro Mocambinho. Se fosse realoca-lo no nível do futsal nacional, hoje estaria clasificado na 7° divisão da modalidade no país tupiniquim, tendo a Taça Brasil como sendo a 1° divisão, a elite do futebol. Veja abaixo a delimitação das divisões do futebol no Brasil:

1° Divisão - Taça Brasil e Superliga.

2° Divisão - Taça Regional(Taça Norte, Nordeste, Sudeste...).

3° Divisão - Estaduais Profissionais.

4° Divisão - Estaduais semi-profissionais.

5° Divisão - Campeonatos Municipais.

6° Divisão - Torneios Inter-bairros amadores(Copa Elielson Santana.

7° Divisão - Torneios de várzea(Ex.: Competições da LIGA).

 

                                                                                                               MASCOTE

 

    O Nasa ja tem um mascote, para impulsionar e incentivar nos jogos. O Falcão Carcará(muitos chamam de gavião, mas ele é da familia falconidae, da ordem dos falconiformes.) é uma ave muito comum na região de Teresina, que inspira força, velocidade e boa visão, que são características desta magnífica ave de rapina, que representa tantos clubes e times de futebol Brasil a fora e que, agora faz parte agora do símbolo do NASA que até então não tinha um mascote no símbolo. "O Carcará rubro-negro do Mocambinho" vai assimilar seu potencial predatório à imagem da equipe, que é valente e brigadora dentro das quatro linhas do campo.